top of page

DIÁRIO DO SÍNDICO

Informes sobre ações administrativas rotineiras realizadas pelo síndico do Condomínio Ubatã

CONSCIENTIZAÇÃO NO DESCARTE DE LIXO PARA COLETA

Atualizado: 11 de mar. de 2022

Informamos desde já que as casas que os lixos não estiverem ensacados não serão coletados pois estamos perdendo tempo, material e arriscando a vida de nossos funcionários na hora de realizar a coleta de lixo nos dias programados.

Vale ressaltar que é sim responsabilidade do condomínio mante-lo limpo e organizado porém temos que contar com a colaboração e consciência de todos na hora do descarte.

Notamos uma grande quantidade de casas que jogam seus resíduos diretamente em latões o que nos obriga a ensacá-los e separa-los manualmente para encaminhar a lixeira.

Assim como já informamos também que só coletamos lixos orgânicos , recicláveis e domésticos diferente desses não serão coletados como móveis e galhos.

A prefeitura não recolhe do condomínio (CNPJ) esse tipo de lixo alegando sermos um grande gerador de lixo, porém, orienta a cada morador a entrar em contato via whatzapp pelo numero (21) 3731-9633 agendando a coleta pela mesma e a única exigência é que este lixo esteja devidamente ensacado.


Segue abaixo tipos de lixos existentes:

Lixo orgânico


Descartado principalmente em residências e estabelecimentos comerciais, o lixo orgânico é composto basicamente por restos de alimento. Este tipo de lixo deve ser separado dos demais, pois costuma ser destinado a aterros sanitários.


Lixo reciclável


É o lixo que pode ser transformado em outros materiais. Deve ser separado e enviado à coleta seletiva para que chegue às cooperativas de reciclagem. Entre os exemplos estão embalagens plásticas, papelão, embalagens de vidro, garrafas PET, objetos de metal e papéis de jornal e revista.


Lixo doméstico


Também chamado de lixo domiciliar, refere-se ao material gerado em residências e inclui resíduos orgânicos e embalagens, entre outros.


Lixo comercial


É o lixo descartado em estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes e bancos. É formado principalmente por embalagens, plásticos, restos de alimentos e caixas de papelão.


Lixo industrial


Resíduos originados em indústrias, normalmente compostos de sobras de matérias-primas. Este lixo pode ser encaminhado à reciclagem ou reutilizado pelas próprias indústrias. Exemplos: sobras de metal, vidro, tecidos, plásticos, borrachas.


Lixo hospitalar


Este tipo de lixo deve ser encaminhado a empresas especializadas, pois pode ser perigoso para a saúde de quem entrar em contato com ele. Seringas, medicamentos, fraldas, sondas e materiais cirúrgicos são exemplos de lixo hospitalar.


Lixo verde


Resultado da poda de árvores ou do recolhimento de folhas nas ruas. Por ser orgânico, pode ser utilizado para compostagem.


Lixo eletrônico


Um dos grandes desafios atuais é o destino do lixo eletrônico, que contém metais como ouro, cobre, alumínio e outros materiais. É gerado pelo descarte de eletrônicos que entraram em desuso. Entre os exemplos estão TVs, rádios, computadores e telefones.


Lixo radioativo


Extremamente perigoso, este lixo é composto por material radioativo, como sobras de urânio de usinas nucleares e elementos que compõem aparelhos de raios-X. Deve ser tratado por empresas especializadas.


ORIENTAÇÕES SOBRE DESCARTE:


1 - Acondicione vidros e itens pontiagudos ou cortantes em garrafas PET lacradas ou em embalagens longa vida;


2 - Pressione as tampas das latas de alumínio para dentro antes de descartá-las;


3 - Quebre espetinhos de churrasco e, se possível, vede-os em

caixas de sapato;


4 - Não jogue fora líquidos no lixo comum, principalmente os tóxicos e ácidos;


5 - Descarte lâmpadas fluorescentes somente em locais apropriados, como lojas que as recebem;


6 - Informe que há vidros no saco de lixo ou entregue a embalagem

nas mãos do funcionário;


7 - Evite jornal para envolver materiais cortantes;


8 - Use sacos de lixo reforçados para que não se rompam e espalhem materiais nas ruas;


9 - Quem faz uso de insulina deve guardar as agulhas usadas em

garrafas, que devem ser lacradas antes do descarte;


10 - Coloque garrafas de vidro intactas ‘em pé’ em uma caixa de papelão ou as descarte em pontos de coleta seletiva.


Agradecemos desde já


administração




 
 
 

Comentários


bottom of page